Além de investimentos e do desenvolvimento de políticas públicas, o emprego em maior escala da robótica educacional passa também pela formação de professores. A avaliação é de Maurício Ribeiro Gomes, professor de Matemática e Física de escolas das redes pública e privada.
Nesta última conversa com o especialista, conversamos sobre outros pontos relevantes para que o uso dessa tecnologia nas escolas avance em nosso país. Para ele, esse é um passo importante para incentivar a inovação.
“A robótica pode alavancar fortemente, junto com as ciências e outras tecnologias, a inovação em nosso país”, acredita o professor Maurício Ribeiro
Capacidade de desenvolver metodologias
Vou extrapolar um pouco para a questão metodológica. Considero o Brasil muito avançado do ponto de vista de metodologias. Ou seja, não só a possibilidade de a gente trazer kits de diversos lugares, mas principalmente de criar metodologias que sejam bem consistentes para os nossos alunos. Poderíamos ficar aqui falando da Finlândia, mas estou avançando nesse ponto, pois busquei criar uma metodologia e estou muito atento às empresas que têm essa preocupação.
Posso dizer que o Brasil está avançando metodologicamente. Claro que existe dificuldade aqui em nosso país de desenvolver tecnologias, mas entendo essa relação com o que vem de fora e o que está aqui dentro e a nossa capacidade de inovar pedagogia, de inovar sistemas tecnológicos, como muito avançada. E vejo a possibilidade de a gente adaptar nossas tecnologias ao que vem de fora – do Oriente, dos Estados Unidos e até da própria Europa – cada vez mais forte.
Formação de professores
A expansão da robótica no Brasil, evidentemente, passa pelos recursos financeiros e de políticas de investimento. A gente não poderia desconsiderar essa questão no país. Mas existe uma questão que não é menos importante. É formação de professores e gestores para trabalhar com robótica educacional. As maiores experiências que eu tenho de perceber, de verificar, de aplicar a robótica nas escolas partem dos diretores e gestores que dão maior atenção ao ensino de ciências, tecnologia e, naturalmente, robótica.
Na sequência, a formação de professores precisa ser alinhada com a aplicação desses projetos. Então, quando se valoriza projetos de tecnologia educacional e de robótica educacional como elemento de gestão da escola, e um professor formado continuamente para a aplicação dessa solução, esses são os projetos que dão certo. É preciso ter uma visão, uma percepção sistêmica desses elementos dentro de uma escola.
A partir daí você consegue uma cultura digital, o entendimento de que essa cultura é importante para se continuar o projeto nas diferentes instâncias dentro da escola. Tendo essa percepção, colegiada, você tem bons resultados da robótica, porque, do contrário, seria muito simples culpar uma única pessoa pela qualidade dessa tecnologia educacional.
Agora, é preciso rapidamente que os cursos de licenciatura se modernizem. Como é que você aplica a tecnologia numa escola, se tem um curso de licenciatura arcaico na maioria dos casos? Então, você precisa desde já ter elementos de tecnologia educacional, de inovação pedagógica, de educação STEAM, de evolução dos elementos de tecnologia educacional dentro das universidades públicas e particulares.
E isso está andando de forma muito lenta. Então, é preciso investir na formação de professores que tenham essa característica e que deem suporte a diversos projetos em nosso país. Acredito muito nisso.
Impacto na inovação
Para que tenhamos inovação em nosso país é preciso, antes de tudo, ter uma cultura de inovação. Isso significa que a pessoa, desde a educação básica, precisa ter essa cultura, que passa pela criatividade, pela metodologia, pela sistematização dos processos educacionais, pela gestão de pessoas, no sentido do relacionamento de cada um, por um bom ambiente que possibilite a criatividade, liberdade de pensamento e de ações na sua escola e, principalmente, proatividade, empreendedorismo, etc.
Então, se estabelecermos a cultura de inovação em nosso país, ao longo dos anos a gente vai ter resultados consistentes nessa área, e aí, sem dúvida nenhuma, a robótica, cercada de metodologia, de um processo educacional, junto com outros recursos, vai, necessariamente, desenvolver essa aptidão que considero do próprio brasileiro. A robótica pode alavancar fortemente, junto com as ciências e outras tecnologias, a inovação em nosso país.